sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como fazer a lista de Convidados

Atenção para quem ainda não está nos preparando um casamento: prepare-se para uma das partes mais difíceis - A LISTA DE CONVIDADOS!!! 10 de 10 noivas que conheço ou já ouvi falar já se preocuparam e se stressaram com a lista de convidados, tudo porque esse é um ponto primordial para começar a fazer orçamento simplesmente por ser a base dos valores. Buffet e Cerimonial, por exemplo, são serviços que para se ter um orçamento, faz-se necessário o número de convidados. Isso se torna difícil porque no grande dia queríamos que todos que conhecemos estivesse lá para compartilhar esse momento. Sim, todos, até o seu João da padaria. Mas infelizmente isso não é possível pois quem não tem como pagar uma big festa tem que sair "cortando" muita gente. É triste mas é a verdade!! 



                                         

Sim, difícil mas não impossível!! Por que se até a Hillary Duff que gastou milhões em seu casamento, convidou apenas 100 convidados (fonte:Contigo!) , porque não conseguimos? Hoje penso e sei que as coisas não são tão simples como no primeiro post em dayseney.blogspot.com há 5 meses atrás. Então reuni umas informações que são importantes e que você pode levar em consideração:

1. Converse com seu noivo sobre como vão dividir a lista e com sua família antes de sair cortando. Converse que pode não dar para convidar aquela tia distante que só lhe viu no batizado. Contudo coloque na balança se o pedido vier cheios de carinhos e de alguém que lhe ajuda muito, como sua mãe por exemplo. 

2. Convide todos do trabalho ou ninguém (dica da Ju): Esse é o ponto!!! Gente como é difícil!! Então anota aí: "Uma coisa é convidar aquela sua colega de trabalho que virou melhor amiga e ninguém mais. Outra coisa é fazer panelinha: convidar dez pessoas e deixar cinco de fora. Nesse caso, se não der pra convidar todo mundo, exclua todos da lista de convidados e marquem um jantar bem informal (na sua casa, em um barzinho, pizzaria...) para você mostrar que se importa com eles e quer comemorar este momento ao lado de cada um."

Já o site Guia de Noivos diz:
"Colocar um convite no mural é a melhor solução? - Não! Acho que se deve convidar somente aquele amigo próximo que conviva com o casal e que tenha afinidade. Convidar por convidar não é legal. Para aqueles que se sentirem excluídos, vale dizer que a lista já está completa. Se você ouvir comentários na empresa, não ligue. Com o tempo, as pessoas esquecem."

3. Respeitem os limites: Se a meta é 200 convidados, então serão 200 convidados!! Se choro, nem velas... ficarão vários dias em frente ao computador com a lista aberta e pensando, que vou cortar?? Estatísticas e depoimentos de noivas que já casaram mostram que cerca de 30% a 20% dos convidados faltam. Considerem ou não essa informação, mas estejam também preparados se os 240 aparecerem no dia (um plano B). Nada de surpresas!! 

4. Entre a razão e o coração: apoiem-se um no outro! Ajude o seu noivo e ele com certeza irá lhe ajudar a aceitar que não dá para chamar todo mundo. 

5. A prioridade é a família e as pessoas que tem mais intimidade. Daí só acrescente. Pode estabelecer também outras formas de prioridade. 

Enfim, você vai escutar muito, de quem até nem imaginava que te conhecia: há vai casar né, eu quero um pedaço de bolo!!

É gente... quem disse que casar é fácil? E ser noiva então... Boa sorte na lista de vocês e eu vou seguindo martelando a minha. 


Beijocas!! 


8 comentários:

  1. Sim essa é a parte mais dificil da vida da noiva haha ainda mais quando as familias são gigantescas...
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Acho que essa é a maior dor de cabeça dos noivos hehehe
    Já mudamos a nossa um monte de vezes!!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Tá vendo, mais dois depoimentos de noivinhas que como eu sentiram dificuldade com isso.

    P.S. Perdi as contas de quantas vezes eu já mudei minha lista. hauhuah

    Bjus Vanessa e Aline!!

    ResponderExcluir
  4. Dayse essa lista me deixou confusa por tempos e tempos, pq só das nossas familias davam 90 convidados e nossa meta era 150.
    Aí a Bel me deu uma dica de como convidar os amigos: quem te ligou no seu ultimo aniversário??

    Parece loucura, mas tb penso e vi no meu aniversario q as amigas meeesmo q ñ poderiam faltar na lista me ligaram, deram presentes, se preocupam em saber dos preparativos do casamento, da minha vida... Aí diminuí bem e consgeui montar minha lista.

    Beijus!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica Suzy! Obrigada por compatilhar sua experiência!! Fica mais uma dica aqui meninas!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Noooosssa como é difícil fazer essa tal lista!
    E fui citada por ali, né?! Que honra! hahaha
    Adorei suas dicas tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pois é nunca consigo terminar essa bendita lista... e olha que só faltam seis meses...

    ai, meu Deus, me ajude!!!

    ResponderExcluir
  8. Dayse, sou nova por aqui, mas tb estou nessa fase de preparativos para o casamento...
    Achei suas dicas ótimas, mas é dificil qdo se tem 150 convidados só da família da noiva neh? =p
    Eu já li em alguns blogs que devemos pagar ao buffet 80% dos convidados... mas confesso que tenho medo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...